Dando prosseguimento à programação da greve dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o servidor Gilvandro Vieira articulou junto ao Comando de Greve Estadual um debate nos Campi de Sousa e Cajazeiras sobre o “IFPB que somos e o IFPB que queremos”.
O evento, realizado na última quarta-feira (21.09), contou com a participação da professora Vania Medeiros, coordenadora do Centro Regional de Referência (CRR-IFPB), do professor Thadeu Matos, da Coordenação de Assuntos Socioculturais do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB) e do servidor Crisvalter Medeiros, lotado na Pró-Reitoria de Extensão.
CAMPUS DE CAJAZEIRAS
O evento em Cajazeiras foi realizado no auditório do Campus, pela manhã, com a participação de técnicos, professores e profissionais da comunidade, a exemplo da titular da Delegacia da Mulher, representante do 6º Batalhão da Polícia Militar, integrantes dos CRAS-Centro de Referência em Assistência Social e do CREAS -Centro de Referência Especializado em Assistência Social e do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.
O grupo foi recepcionado pelos servidores Emerso Lunguinho e Alberto Santos que fizeram uma explanação sobre os desdobramentos das negociações do comando nacional de greve junto às instâncias superiores da Educação e do comando local com a Reitoria.
Em seguida, a professora Vania Medeiros fez uma explanação sobre o desenvolvimento da extensão no mundo e no Brasil. A professora também apresentou o Programa de Prevenção ao Uso de Drogas na Escola – Rede Viva, que foi implantado na Instituição em 2005, gerando outras iniciativas na área, a exemplo do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química (NETDEQ) e o Centro Regional de Referência (CRR-IFPB).
A professora ressaltou que o CRR-IFPB teve uma ampla repercussão no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica, principalmente na SETEC, gerando políticas públicas na área da Educação Profissional e Tecnológica, a exemplo de um Campus especializado nessa área em São Sebastião, Brasília-DF; com a possibilidade da implantação de outros campi na Rede.
EXCLUSÃO CURRICULAR
O servidor Crisvalter Medeiros fez uma explanação sobre o sub-aproveitamento dos servidores técnico-administrativos de nível superior nas instituições de ensino superior, onde esses profissionais desempenham apenas atividades de apoio ao ensino o que, muitas vezes, gera exclusão curricular. A situação, que não tem nenhum tipo de gerenciamento no IFPB, bem como na maioria das instituições de ensino superior do país, causa frustração na vida profissional e adoecimento dos técnico-administrativos.
Segundo o servidor, a superação desse problema pode acontecer através da implementação das políticas de pós-graduação, extensão e pesquisa, além de outros instrumentos de capacitação adequados e estímulo para que os servidores sejam inseridos nos processos educacionais das instituições e possam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, sendo coparticipantes do processo de desenvolvimento humano, econômico e social das comunidades.
O professor Francisco Tadeu reforçou a necessidade de se gerenciar melhor a questão da participação dos técnico-adminsitrativos no currículo da educação. Matos explanou sobre os problemas sociais relacionados às drogas, principal as lícitas.
A parte mais significativa do evento foi o debate com a platéia, momento em que alguns servidores do Campus de Cajazeiras aproveitaram para fazer verdadeiros desabafos sobre a insatisfação profissional dentro da instituição pelo sub-aproveitamento de competências, o que gera exclusão curricular de habilidades importantes para a melhoria da educação. O servidor Filipe Medeiros se revelou totalmente frustrado e adoecido após 15 anos de relacionamento profissional no Campus de Cajazeiras.
CAMPUS DE SOUSA
No período da tarde, o grupo participou de atividade educativa realizada no auditório do Campus de Sousa com a participação de professores, técnicos e profissionais da sociedade local. Em decorrência dos problemas sociais relacionados às drogas que também já podem ser vistos até nas comunidades rurais da Região. Em decorrência da identificação dos docentes daquele Campus com a extensão, ficou acertado a realização de contatos posteriores à greve com o objetivo de se desenvolver alguma ação de prevenção em parceria com entidades locais, a exemplo da Prefeitura e Conselho Tutelar. O servidor Alberto Santos ressaltou a importância do CRR se aproximar daquele campus. Também foi discutida a relevância da inclusão desta temática no currículo dos Programas Especiais da Instituição, a exemplo do CERTIFIC.
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